O inox ganha cada vez mais espaço na arquitetura e construção civil e está sendo o destaque de diversos projetos.
Você deve usar o aço inox por muitas razões: é durável, moderno, flexível e sustentável. Além disso, a manutenção é simples e tem baixo custo. É de fácil limpeza e muito higiênico.
Devido a resistência mecânica que apresenta, o aço inox pode ser utilizado em espessuras grossas ou finas, o que é importante para suas várias utilizações e acabamentos diferenciados.
Por que o inox é recomendado nas obras?
O inox é um excelente aço, tanto para parte interna como externa e tem um bonito design, já que sua cor é de efeito natural. As principais vantagens do aço inox na construção:
- Facilidade de limpeza: baixa rugosidade facilita a higienização;
- Anti pichação: tintas podem ser facilmente retiradas da superfície;
- Fácil conformação: pode ser cortado, curvado, moldado, soldado e estampado com facilidade, o que propicia maior agilidade e menor custo na produção de objetos;
- Resistência contra o fogo: suporta o calor melhor do que outros materiais usados com o mesmo propósito, como o plástico, por exemplo;
- Resistência contra impactos: suporta colisões leves, sem se deformar e colisões relativamente bruscas sem se partir;
- Durabilidade: a resistência contra fogo impacto e ferrugem, faz do aço inox um material de excelente qualidade e larga duração;
- Baixo custo de manutenção: como o material dificilmente enferruja, quebra ou amassa e, além disso, não tem poros, sua manutenção e limpeza são simples e mais baratas do que outros materiais empregados na construção civil;
- Material inerte: o aço inox não reage com outras substâncias, o que é mais um motivo para usá-lo em mobiliários de cozinhas, laboratórios químicos e farmacêuticos, hospitais e outras áreas de saúde e bem estar.
Como o inox pode ser utilizado?
O tubo ermeto inox é produzido com predomínio de inox e confere mais resistência às aplicações. Os tubos de aço podem ser fabricados com outros materiais, como cobre ou carbono.
Mas os tubos de inox, são mais indicados para casos em que é preciso uma maior resistência em altas temperaturas, vibrações de maior escala e exposição a produtos corrosivos.
O tubo ermeto inox, pode ser fabricado com inúmeros diâmetros e normalmente não apresentam soldas. Nos espaços abertos da escada, onde não tem paredes, o guarda corpo inox com vidro é uma proteção fundamental.
Pois garante a proteção das crianças, adultos e idosos contra quedas. Além de ser utilizado para proteção de ambientes internos e externos.
O guarda corpo também é um excelente objeto para decoração na sua casa, loja ou empresa. Se você não gosta ou prefere outro tipo de material, o corrimão feito totalmente de aço inox é uma excelente opção.
Se você não quer utilizar vidro nas escadas, pode optar pelo corrimão de inox. Esse tipo de aço é o mais simples de ser colocado, já que vem pronto de fábrica.
Além de ter um excelente custo-benefício, é um dos melhores materiais, quando o assunto é higiene. Como qualquer objeto, o corrimão está exposto a diversos toques.
Mas como é um material inoxidável, ele pode ser limpo facilmente – basta uma passada de pano com álcool para que, desta forma, o corrimão fique totalmente livre de bactérias.
Muito usado em lares que têm pessoas com a mobilidade reduzida, como idosos e deficientes físicos, a barra de apoio inox é muito utilizada no banheiro.
Para auxiliar na hora do banho e no uso do vaso sanitário. As barras de apoio são fundamentais, para pessoas com a mobilidade debilitada.
Muito utilizada em banheiros, ela pode auxiliar e dar segurança em diversos espaços da casa, não só no local de banho e próximo ao vaso sanitário, mas em todos os lugares em que for necessária.
Normalmente, os produtos são vendidos já com buchas e parafusos, para fixação adequada. Entretanto, é indicado que profissionais da construção civil façam este serviço.
Já que uma barra de apoio com uma fixação afrouxada, pode causar graves acidentes domésticos. Há certas recomendações sobre o espaçamento da barra, para fixação no banheiro.
Para instalar a peça na área do chuveiro, por exemplo, recomenda-se que ela seja posta a 75 cm do chão.
Para as barras próximas ao vaso sanitário, indica-se que elas sejam colocadas a 30 cm do centro do vaso. No entanto, tudo depende das necessidades dos moradores.