Reformar uma residência ou prédio é uma ação necessária após alguns anos ou meses de uso. Isso ocorre porque, com o avanço tecnológico, algumas mudanças e reparos precisam ser feitos para garantir maior qualidade de vida e bem-estar a quem vive em determinados locais.
Essas mudanças podem ser várias, variando desde a reforma de fachada (com nova pintura, inserção de vidro, ações de espelhamento e de limpeza), até a troca de móveis e inserção de tecnologia e inovação neste ambiente.
Isso é importante não somente por uma melhora estética do imóvel, mas também por agregar mais segurança em todo o ambiente residencial. Confira alguns elementos que podem receber algumas mudanças nesta ação de reforma.
Os revestimentos
Para modernizar e inovar ainda mais em um imóvel que já teve sua fachada reformada, é importante citar sobre o revestimento 3D textura, que tem se apresentado como uma forma sofisticada de decoração de um imóvel.
As pinturas, papéis de parede e até mesmo outros elementos (como pastilhas), são utilizados como revestimento das paredes.
Apesar de cada um desses materiais apresentarem suas vantagens na utilização, é importante ressaltar que eles podem ser substituídos por um revestimento em 3D.
O revestimento em 3 dimensões é interessante porque envolve altura, largura e profundidade, dando um aspecto de “sair da parede”. Esse material pode ser moldado de várias formas, mas a mais comum utiliza o gesso, que é um material versátil e durável.
Inclusive, desde o revestimento fachada textura até ambientes como quartos, cozinhas e salas podem contar com esse aspecto em 3D.
Para realizar esse tipo de instalação é possível contar com um arquiteto ou design de interiores, para verificar qual é o melhor material a depender do local da instalação.
Mudanças: tecnologia e inovação
A tecnologia e inovação podem estar presentes no ambiente residencial de várias formas. A primeira delas se dá por meio da instalação de internet, que ocorre por meio do uso de uma rede Wifi, que permite o compartilhamento de dados e acesso à internet.
Por meio disso, é possível se conectar em vários sites, redes sociais e até mesmo, instalar sistemas de automatização para o ambiente residencial.
A automatização se refere a um processo de instalação inteligente e tecnológica, onde é possível programar as máquinas para que elas possam realizar atividades, otimizando o tempo investido em tarefas.
Por meio do acesso a esta rede de internet, é possível apostar neste serviço e agregar mais modernidade e inovação ao ambiente residencial.
Prevenção de acidentes com incêndios
Para modernizar um imóvel, seja ele uma casa ou em um ambiente predial, é importante pensar na prevenção de acidentes, envolvendo também os incêndios.
No ambiente predial isso é ainda mais necessário, pois é importante contar com o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros que afirma que o local está apto para combater inicialmente um incêndio.
Isso envolve também a instalação de vários dispositivos, como é o caso do hidrante de recalque. Esse tipo de dispositivo está em frente ao prédio e é acionado pelos bombeiros no caso de ser preciso conter algum incêndio. Esse tipo de hidrante apresenta uma forte pressão de água, que consegue combater o incêndio e as chamas.
Além disso, esse tipo de hidrante pode ser utilizado no abastecimento dos carros do Corpo de bombeiro, a partir de normas técnicas estabelecidas pela ABNT, que é a Agência Brasileira de Normas Técnicas.
Para o ambiente residencial, também é possível contar com outros hidrantes, como é o caso do hidrante de parede que fica próximo às caixas de combate ao incêndio.
Esse tipo de material, por sua vez, contém elementos que variam desde as mangueiras para o incêndio, equipamento de esguicho e a chave para a mangueira.
Falando ainda sobre a prevenção de acidentes e de problemas envolvendo as chamas, as residências ou ambientes prediais podem realizar outras instalações de equipamentos, como é o caso de:
- Extintores de incêndios;
- Detectores de fumaça;
- Saídas de emergência sinalizadas;
- Alarmes.
Inclusive, o uso de um sistema de alarme residencial é muito importante porque no caso da detecção de fumaça e até mesmo de um princípio de incêndio, esse alarme sonoro é acionado e consegue evitar danos maiores às pessoas que moram no local.
Além disso, é importante que todos esses sistemas passem por manutenções e revisões de forma preventiva, com o objetivo de garantir seu bom funcionamento e durabilidade.