Você realmente sabe qual a importância de encontrar o melhor corretor de imóveis ou continua caindo na conversa de qualquer um que fala com você?
Pensando nessa questão, preparamos esse post completo para mostrar a importância destes profissionais. Assim como, te ajudar a entender que existem diferentes pessoas neste ramo.
Portanto, encontrar o profissional ideal é a melhor alternativa para o seu bolso bem como para o seu futuro.
O que faz um corretor de imóveis?
Antes de mais nada, é importante destacar que o corretor é um profissional diferenciado, ou seja, não se trata de um simples vendedor que foi contratado por uma empresa.
Na teoria, o corretor é aquele que se responsabiliza por acompanhar toda a transação imobiliária.
Portanto, será alguém que estará com você desde o primeiro instante, na busca e escolha de um imóvel.
Entretanto, depois disso, o corretor também garante todo o suporte burocrático e jurídico que você pode precisar. Como resultado, estará ao seu lado em todas as operações, seja para um imóvel comercial ou residencial.
De acordo com a lei, que regularizou esta profissão em 1962, o corretor exercia a intermediação. Seja para compra, venda, permuta ou locação.
Sendo assim, na prática, podemos entender o corretor como aquele profissional que pode se responsabilizar por:
- Captar;
- Vender;
- Comprar;
- Alugar;
- Cuidar de carteiras;
- Administrar condomínios;
- Garantir documentações.
Não à toa, recomenda-se muito a realização de cursos online para estes profissionais, visando o melhoramento da profissão.
Vale a pena destacar que o corretor deve atuar em prol do cliente. Justamente por isso, a lei define que o corretor deve trabalhar de forma autônoma mesmo quando tem o contrato com a empreendedora.
Em outras palavras, mesmo que o corretor seja “contratado”, ele deve manter a autonomia profissional.
Na prática, isso significa que o corretor não deve trabalhar a favor da empresa, mas sim do cliente.
Uma dica, caso tenha problemas, é se atentar a Lei nº 13.097/2015, artigo 139, parágrafos 2º e 4º. Assim como, a Lei nº 6.530/1978, artigo 6. Sendo que as duas passaram por revisões e alterações recentes.
A importância de encontrar o melhor corretor de imóveis
A partir do que foi apresentado até agora, pode ser que você já tenha entendido o impacto dessa profissão no mercado.
Por isso, é válido destacar a importância de encontrar o melhor corretor de imóveis para as suas transações. Assim, vamos destacar alguns nos tópicos seguintes.
A escolha e compra de um imóvel
A escolha e a compra de um imóvel não é algo simples, e geralmente, demanda tempo e paciência. Isso porque, não basta escolher aquele que parece ser ótimo.
É preciso analisar as suas necessidades, região, pontos negativos e positivos, regras gerais e assim por diante.
Principalmente, se o imóvel está ainda está na fase de construção, sendo que quase nunca é uma compra recomendada.
Portanto, o corretor vai facilitar o processo de alcançar este sonho, buscando reduzir uma série de dores de cabeça comuns de serem encontradas no caminho.
Assim, o corretor vai analisar exatamente o que você precisa, mas também o que abre mão. Só depois disso, vai atrás de opções de imóveis que combinem com essa ideia.
Depois de uma pré-análise, o imóvel é então apresentado a você. Com isso, não é você quem precisa ficar correndo atrás de empreendedoras e construtoras.
No entanto, caso vá até um lugar que tenha este profissional, o corretor deve analisar caso a caso. Com isso, é possível descobrir se aquela opção realmente cabe no seu futuro.
O corretor e as questões burocráticas
Não é segredo que a burocracia para comprar um imóvel é cansativa. Além de toda a documentação, pode ser necessário ter paciência para que tudo seja confirmado e fique pronto.
Inclusive, é por isso que os cursos online com certificado vêm crescendo neste ramo.
Já que apenas profissionais legalmente habilitados e inscritos no conselho podem atuar.
Isso acontece porque existe a necessidade de entender e lidar com a papelada no seu lugar. Portanto, o corretor acaba facilitando a sua compreensão, mostrando o que tudo aquilo significa.
No entanto, este profissional não elimina os seus advogados, que também devem ficar de olho em tudo. Lembre-se que para ter o tão sonhado imóvel, o negócio deve ser certo e seguro.
As perguntas corretas para respostas que você precisa
A importância de encontrar o melhor corretor de imóveis está também nas perguntas para a realização deste sonho.
Dessa forma, é comum que as pessoas apenas pensem que querem um lar, um lugar para chamar de seu, para crescer e morar. Na prática, é preciso mais que isso.
Ao mesmo tempo, é preciso pensar nas respostas exatas, e para encontrar as respostas, nada melhor que saber quais são as perguntas que envolvem uma operação imobiliária.
O corretor é o profissional que vai fazer essas perguntas, estimulando você a realmente pensar em tudo isso.
Geralmente, a primeiras perguntas incluem:
- Qual o tipo de imóvel que você busca?
- A finalidade deste imóvel seria para moradia ou investimento?
- Qual o valor médio que você está pensando em investir?
- Usar o FGTS, financiamento ou está pensando em outro recurso?
- Qual a região de preferência?
- O que você não aceita abrir mão?
Ainda que pareça muito simples, são questões iniciais que precisam ser abordadas. Assim, o profissional começa com essa “entrevista”, para entender melhor o seu plano.
Para resumir, o corretor é o profissional que vai ajudar você a realizar o sonho do imóvel de maneira mais simples e segura.
É válido pensar que com as primeiras respostas, o corretor já consegue ter uma ideia do que você procura.
Com isso, pode já marcar algumas visitas. Entretanto, a cada visita, existe a possibilidade de descobrir novas coisas, sendo que esse é algo comum que os corretores fazem.
Dessa forma, eles conseguem entender mais ainda a sua necessidade e desejo, buscando mais opções de mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.