Na virada do ano as pessoa, geralmente, fazem alguns desejos e logo em seguida, estabelecem metas de objetivos a serem alcançados. Esses objetivos, em diversas ocasiões, envolvem a mudança e transformação de alguns elementos no imóvel.
Isso envolve também o ambiente residencial, seja de uma casa ou apartamento, o que importa é se transformar e mudar sempre para melhor.
Portanto, é necessário pensar naquele espaço da residência que está vazio, meio abandonado, olhar as áreas externas e ver se elas precisam de uma revitalização.
Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ajudar a revitalizar espaços em uma residência, com um orçamento que esteja ao alcance.
Renovando a sacada do imóvel
A sacada não é uma varanda, mas se pode revitalizar as duas coisas. Uma sacada é como se fosse uma parte deslocada na residência, algo para fora e que, geralmente, é mais comum em apartamentos ou em casas com pelo menos um andar.
Já a varanda é como se fosse uma extensão daquele imóvel. Tanto a sacada como a varanda revitalizadas agregam valor financeiro ao imóvel, mas também, mais conforto e bem-estar aos moradores, promovendo um local para o relaxamento.
Por isso, para quem tem uma sacada a primeira dica é sobre o envidraçamento de sacada.
Os vidros, especialmente, os temperados são os mais indicados nesse processo altamente luxuoso e sofisticado. Isso porque, esses vidros apresentam como características serem resistentes ao impacto e duráveis.
Ele recebe esse nome de “temperado” porque dentro da indústria passou por um processo de choque de temperaturas, aquecendo e resfriando de forma simultânea.
É importante ressaltar que para a instalação desses vidros em sacadas existem algumas orientações e normas de segurança que orientam sobre como o procedimento deve ser feito por equipes especializadas.
Além da escolha da equipe técnica que realizará o procedimento é importante entender também que existem vários tipos de vidros temperados, com revestimentos diferenciados.
Existem vidros que são mais transparentes e permitem totalmente a entrada de luz, assim como existem vidros que apresentam um tom mais esverdeado.
No entanto, uma sacada de vidro fumê é a mais recomendada quando falamos em sacadas de vidro para residências ou apartamentos.
Apesar do vidro fumê ser mais caro que o vidro temperado tradicional, ele é indicado por não ser totalmente transparente e realizar uma espécie de regulação da entrada de luz no local.
Sendo assim, se a incidência de luz estiver muito forte, o vidro acaba escurecendo, isso quer dizer que esse vidro é voltado:
- Para a proteção do imóvel;
- Para regulação da entrada de luz;
- Para regulação dos raios ultravioletas;
- Para reforçar a modernidade da residência;
- Para proporcionar um isolamento térmico.
Além do uso desse tipo de vidro existem outros processos que envolvem a instalação de uma sacada de vidro. É importante estar atento às portas e janelas que comporão esse espaço, que precisam se conversar.
Quando falamos, por exemplo, das portas de sacada, os principais modelos também são a base de vidro, mas com a sofisticação de serem portas de correr (ou também conhecidas como deslizantes).
Essas portas ajudam a otimizar o espaço disponível em seu imóvel e ainda agregam versatilidade e leveza à sacada. É preciso se atentar também a todas as portas do imóvel, pois elas podem precisar de manutenção ou até mesmo de troca.
É interessante ressaltar que não somente os ambientes residenciais necessitam de reforma em suas portas, mas também ambientes comerciais, como industriais e até mesmo os shoppings.
Por isso, existem vários modelos de portas, como as portas de enrolar para shopping e outros.
Tenha o seu jardim
Voltando ao ambiente residencial, não poderíamos deixar de falar sobre as áreas externas residenciais. Essas áreas podem ser otimizadas com a inserção de elementos, como uma piscina ou até mesmo um jardim.
Isso mesmo, um jardim pode agregar não somente valor ao seu imóvel, mas facilitar a circulação de vento no local e trazer mais um espaço de descanso para a família.
Para isso, é necessário buscar por uma empresa de paisagismo e jardinagem SP, que são especialistas em criar projetos que prezem pela harmonia e o equilíbrio do ambiente, mesclando com o jardim.
O jardim pode contar com plantas, flores, pedras, vasos e outros acessórios, a depender do tipo de espaço, orçamento e clima local.
Ainda sobre as áreas externas não se esqueça também de inserir uma cobertura de policarbonato para proteção dessas áreas diante de fatores externos.