As empresas especializadas que trabalham no setor da construção civil atendem profissionais das mais variadas áreas, conforme os projetos são desenvolvidos.
É possível encontrar imóveis com finalidades diversas, entre as quais se encontram as residenciais, as comerciais e as industriais.
O poder público é responsável por diversos equipamentos destinados para a população, como:
- Escolas e universidades;
- Hospitais e unidades básicas de saúde
- Delegacias e centros de detenção;
- Praças e parques públicos.
Cada um deles possui características próprias, projetados para atender as necessidades de cada usuário, seja para a educação, a saúde ou a segurança da população.
Até mesmo os programas habitacionais visam oferecer à população da melhor forma possível, com casas e apartamentos em localidades estratégicas para atender a demanda.
Todas essas estruturas imobiliárias precisam ser projetadas para garantir a segurança dos usuários, sejam moradores, pacientes, estudantes ou presidiários.
Por isso, muitas estruturas são padronizadas, atendendo a especificações técnicas que passaram por pesquisas e estudos de engenharia e arquitetura.
Alterações em imóveis precisam de aprovação
Muitos condomínios populares que atendem a população, como um todo, são formados por prédios com apartamentos que variam de tamanho e localização.
Como seguem uma planta arquitetônica padrão, na maioria dos casos é impossível fazer qualquer alteração estrutural.
É permitido fazer mudanças internas simples, como a pintura dos cômodos e o uso de móveis planejados, o que diferencia de outras residências.
A proximidade com uma loja de material de construção mais próximo facilita a compra de ferramentas e produtos que podem ser utilizados para esses serviços básicos.
O mercado disponibiliza de diversos profissionais que atuam no campo de decoração residencial, promovendo mudanças significativas sem alterar qualquer parte de uma estrutura imobiliária.
São utilizados elementos de decoração e até mesmo, os próprios móveis e eletrodomésticos como forma de personalização dos ambientes.
Os quartos recebem móveis como camas de casal e guarda-roupa integrado, aproveitando os espaços de maneira adequada e com responsabilidade.
Os projetos arquitetônicos costumam incluir dois quartos por apartamento, para atender uma família formada por um casal e filhos.
As salas são formadas por sofás e estantes ou painéis para a instalação de um aparelho televisor. A cozinha conjugada com a sala de jantar recebe mesas e cadeiras.
A área de lazer é espaço de todos os moradores, em que até mesmo a perfuração em concreto do solo, para a instalação de cobertura para a garagem, deve ser comunicada à construtora ou incorporadora.
Isso evita que os encanamentos possam ser perfurados, assim como o sistema de esgoto. A disponibilidade de gás encanado também é comum e por isso mesmo, todo cuidado deve ser levado em consideração quando se trata de fazer qualquer alteração em conjuntos habitacionais e condomínios residenciais.
Projetos de segurança atendem requisito padrão
Os projetos imobiliários precisam atender a normas de ocupação, com laudos específicos para a habitação.
Dessa forma, é comum encontrar um projeto adequado que engloba um sistema de hidrantes para combate a incendio por toda a extensão territorial do empreendimento habitacional.
Eles ficam instalados em pontos estratégicos para casos de acidente, os bombeiros possam ter acesso ao encanamento hidráulico e anexar uma mangueira para extinguir o fogo.
No caso de prédios, as escadas devem contar com porta corta-fogo e iluminação de emergência em todos os andares, até a saída principal.
Os corredores internos dos prédios precisam contar com um sistema de sprinklers que são acionados automaticamente se a temperatura atingir um grau avançado de elevação.
Isso faz parte do projeto inicial e faz parte de prédios modernos. Estruturas mais antigas podem solicitar o orçamento com uma empresa especializada para garantir a segurança de todos os moradores.
Abastecimento ideal de gás e energia elétrica
Para garantir que o orçamento doméstico não seja prejudicado com contas exorbitantes, empreendimentos imobiliários contam com o projeto de instalação de gas residencial para todas as casas e apartamentos.
Ele tem o objetivo de garantir a água quente durante o banho dos moradores, assim como em torneiras presentes na pia da cozinha e mesmo dos banheiros.
O custo do abastecimento mensal tem um valor menor do que os proporcionados pelas hidrelétricas, por isso os programas habitacionais investem nesse tipo de equipamento.
Ainda assim, o projeto elétrico predial é desenvolvido para as tomadas e a iluminação das áreas comuns e das residências.
Como os aparelhos consomem energia em menor quantidade, diferente de um chuveiro, a conta não é tão alta, desde que seja utilizada de maneira controlada.
As estruturas imobiliárias populares visam atender os moradores e demais usuários da melhor forma possível.
A combinação de conforto e segurança está presente nos materiais utilizados e na instalação de equipamentos que atendem às normas de maneira satisfatória junto às organizações nacionais e internacionais de moradia.