Quando passeamos pela cidade, muitas vezes observamos as calçadas, os carros, as pessoas, as casas e suas múltiplas outras famosas construções.
Grandes, pequenas, que constroem casas, prédios ou até mesmo estações de trem e metrô, e ao olharmos para aquelas construções poucas vezes pensamos em como seria a organização e os elementos necessário para fazer com que determinado projeto fosse trazido à realidade.
Isso é comum, visto que o mundo da construção é composto de uma série de etapas e processos e que envolvem uma série de profissionais que trocam informações e contribuem para que a melhor solução em cada setor seja realizada.
Tanto no quesito operacional escolhendo o tipo da manta líquida incolor, a tinta da parede e o revestimento, seja realizando os planejamentos orçamentários e arquitetônicos da obra que é a sua alma.
Deste modo, quem está neste setor ou vivencia esse meio preciso entender alguns processos, entender como funciona algumas profissões dentro deste mundo que é tão variado e complexo.
No presente artigo abordaremos alguns pontos que são indispensáveis para que uma obra possa existir, como a locação de equipamentos, a contratação de profissionais qualificados para que as etapas como impermeabilização de laje exposta seja feito da melhor maneira possível.
Planejamento da obra é fundamental
Não se constrói uma casa do nada, ela é fruto de um projeto arquitetônico, que visa, principalmente, transformar a ideia do cliente em realidade.
Para isto, muitas ferramentas e serviços de profissionais são usados. Nesse ponto, dois serviços se tornem fundamentais, os do arquiteto e do engenheiro.
O arquiteto desenhará o que chamamos de “Projeto Arquitetônico” que consiste na produção e elaboração do desenho da edificação, além de:
- Plantas;
- Modelos 3D;
- Estimativa de orçamento;
- Plantas humanizadas.
Depois de cada etapa ser aprovada, esses documentos são levados para que a prefeitura aprove ou indique modificações, aprovado, a obra pode começar sem problema algum.
É comum que após o fim da obra, principalmente em obras comerciais é preciso procurar emitir o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros conhecido como CLCB Bombeiros, que atesta se a infraestrutura está de acordo com o pedido.
Sem este planejamento e o planejamento financeiro, que leva em consideração a quantidade de material, contratação de mão de obra e outros pontos é necessário e importante para que o andamento da obra aconteça da melhor maneira possível.
Abaixo falaremos sobre alguns dos profissionais que podem atuar nas construções e que garantem que as fases sejam executadas da melhor maneira possível.
Os profissionais das construções
Como vimos, o profissional da arquitetura é fundamental para que as edificações consigam ser construídas, porém, ao lado desse profissional, muitas outras mãos são usadas, e não é por menos, uma construção não pode ser feita sozinha.
Afinal, existem técnicas diferentes, que vão da forma de fazer o impermeabilizante para parede externa, armação das estruturas metálicas, pintura de paredes, entre muitos outros componentes.
Abaixo falaremos sobre alguns dos profissionais que operam diretamente na obra e garantem que as fases tenham qualidade e segurança.
1. Engenheiro
Esse profissional tem como objetivo transformar o projeto do arquiteto em algo factível, desenvolvendo soluções para que esta seja possível de ser construída, além de integrar outros tipos de planejamentos como o projeto estrutural hidráulico e elétrico.
Aponta também soluções para que os materiais cheguem até a obra, dependendo do projeto, usando variados equipamentos como a rosca transportadora helicoidal.
2. Pedreiro
Os pedreiros são os operários da obra e atuam em todas as etapas da obra, em todas as fases da obra como os sistemas de alvenaria, contrapiso, concretagem, revestimentos de paredes, além de atuar na colocação correta dos pisos e acabamentos, em geral.
Por isso, que a contratação dos pedreiros são muito importantes e deve ser feito com a maior cautela do mundo.
3. Encanador para as construções
O encanador é um profissional que lida com o sistema hidráulico da construção, bem como encontrar soluções de água e esgoto, e usar ferramentas como a rosca helicoidal.
Desse modo, entendemos que uma construção depende de muitos fatores, que passam pelo planejamento estratégico das fases, passando pela escolha dos profissionais.
Além de outros componentes que não abordamos aqui, mas que são fundamentais como locação de equipamentos e máquinas, além de laudos técnicos e avaliação do corpo de bombeiros, garantindo a segurança das infraestruturas.