O conceito de domótica WiFi é utilizado para definir o conjunto de tecnologias que permitem a automatização e gestão centralizada das funções dos objetos de uma casa.
Isso é feito para se obter maior bem-estar, eficiência energética e segurança dentro de casa, mas o que é realmente?
O que é automação residencial WiFi?
É denominado automação residencial Wi-Fi o conjunto de sistemas que permitem a comunicação entre o usuário e os objetos ligados à rede WiFi de sua casa.
O procedimento é executado através de um aplicativo móvel ou desktop que funciona como um painel de controle, centralizando as ações dos eletrodomésticos e demais objetos da casa conectados a essa rede.
Isso é possível graças ao desenvolvimento da internet das coisas. A Internet of Things (IoT) é o mecanismo que permite a integração de diferentes objetos dentro da casa, para que suas ações sejam automatizadas.
Como funciona a automação residencial de WiFi?
Para operar um sistema de automação residencial Wi-Fi que permite ao usuário supervisionar e controlar, presencial e remotamente, os objetos de sua casa e programar suas ações, é necessário dispositivos que incorporem sensores e possam enviar e receber informações através de redes de Internet.
O ideal é que tenha um serviço de internet rápida. Confira com o Speed Test MEO a velocidade da sua ligação.
Uma rede de comunicação é estabelecida e a vigilância e o controle de todo o sistema são mantidos por meio de um painel de controle.
Isso permite criar ambientes, dar ordens e predeterminar uma grande variedade de ações simultâneas, de acordo com uma série de condições. Algumas das aplicações clássicas deste sistema são as seguintes:
- Às 7 horas da manhã, acende as luzes do quarto, abre as cortinas e liga a cafeteira.
- Quando o portão do jardim abrir, acende a luz principal por cinco minutos (se for noite) e envia um SMS alertando que o portão foi aberto.
Quais são as vantagens de sua implementação em casa?
Graças à automação residencial, terá a possibilidade de configurar diferentes ações automáticas dentro de casa, conseguindo muitas vantagens, tais como:
Poupança de energia. Com a automação residencial é possível gerenciar com eficácia todos os elementos que contribuem para poupar mais na eletricidade.
Sendo assim, é possível programar o funcionamento dos aparelhos, controlar a iluminação, o ar condicionado e fazer com que todos os aparelhos liguem e desliguem no momento certo, obtendo efeitos positivos na economia doméstica.
Segurança. Detecte intrusos, incêndios, vazamentos de água e vazamentos de gás. Além disso, é possível simular a presença no interior de alguma propriedade, ligando e desligando luzes e eletrodomésticos à distância.
Além de poder visualizar ao vivo tudo o que acontece em casa, por meio do circuito de câmeras de segurança.
Conforto. Facilita o trabalho doméstico, pois muitas ações podem ser programadas a partir de uma tela (telefone, tablet ou computador), gerando bem-estar para os moradores da casa e evitando que eles tenham que se preocupar com algumas atividades rotineiras como a quantidade de luz que entra nos quartos ou a temperatura interna.