Em uma residência ou ambiente comercial existem diversas possibilidades e estruturas de rede que precisam ser instaladas para que seja possível ligar os equipamentos e de modo que eles funcionem adequadamente.
Além disso, existem outras peças que podem ser instaladas em móveis e nos cômodos, trazendo mais conforto e bem-estar ao cliente.
Por conta disso, este artigo vai explicar como funciona uma rede de cabeamento estruturado, sua importância para prédios e ambientes comerciais, além do uso das corrediças. Confira!
O que você precisa saber sobre cabeamento estruturado?
O cabeamento estruturado sp consiste em uma metodologia que visa cabear a rede por meio de normas técnicas de segurança, que visam aproveitar o máximo dos equipamentos e seus recursos fornecidos.
Esse é um ambiente que dispõe de vários cabos que integram serviços de dados e que podem ser instalados em edifícios e ambientes residenciais, desde que eles precisem desse suporte maior.
De um modo geral, essa estrutura está presente em um local mais isolado, como em salas de equipamentos dispostas em prédios, e é responsável por permitir as telecomunicações.
Dentre as principais características do cabeamento de rede sp, podemos citar que ele possibilita que vários caminhos de rede sejam redirecionados, dando mais opções de corrente além de permitir que diversas estruturas e pontos se comuniquem, garantindo mais eficiência para os equipamentos.
Além disso, esse tipo de sistema é bastante comum em grandes organizações por permitir que mais equipamentos sejam usados sem interferir na segurança da rede e dos colaboradores. Para isso, precisa seguir normas técnicas de segurança.
Com relação à importância de planejar esse tipo de estrutura, pode-se destacar a forma como o cabeamento ele será realizado e os locais de instalação para que o mesmo não fiquem expostos ou sofrem com ações externas. Isso aumenta a resistência e durabilidade dos cabos, permitindo que a conexão e troca de dados seja efetiva.
Com isso, tanto organizações como prédios e ambientes residenciais realizam um planejamento para que a infraestrutura do local seja perfeita e siga normas técnicas.
Afinal, isso permite que as máquinas desempenhem um serviço melhor, além de ter um maior suporte aos processos. Mais ainda, esse sistema integra outros elementos de conexão com internet, como a presença de roteadores e elementos de extensão.
Para a contratação do serviço, existem as empresas de cabeamento estruturado em sp que são indicadas para fazer uma análise das condições do local desde sua construção, verificando as possibilidades de instalação e de cabeamento.
Corrediças: encaixes que facilitam a locomoção
Já que você entendeu a importância do cabeamento bem estruturado em ambientes residenciais e comerciais, vale a pena destacar um tipo de encaixe que facilita o deslocamento e locomoção de outras peças e que está presente no dia a dia.
Estamos falando do uso da corrediça e seus variados modelos disponíveis no mercado.
Um dos modelos é a corrediça telescópica inox, que permite um deslizamento por meio do aço e é produzida diretamente de uma chapa inox.
Com isso, sua resistência e durabilidade são características bastante relevantes do uso dessa peça, que pode ser utilizada em locais que podem ser úmidos ou não, como os que abrigam materiais de limpeza, por exemplo.
Além disso, o uso dessas estruturas é recomendado tanto para armários de cozinha, assim como para banheiros, quartos, closets e outros locais com prateleiras.
Seu destaque é a facilidade para instalar, além de ser um material amplamente versátil, que permite uma grande variação das medidas, para que o cliente consiga escolher o melhor modelo. Vale dizer ainda que essa peça não sofre com a corrosão e não enferruja.
Outra opção é a corrediça oculta. Esse modelo é colocado de modo que não seja visível e é mais comum em armários, sendo composta tanto por peças de aço como por plástico.
Além disso, ela recebe um acabamento a base de zinco e pode ser utilizada em gavetas, por permitir um excelente fechamento.
Nesse quesito, vale a pena destacar também a corrediça slow motion. Ela permite um deslizamento mais facilitado para o fechamento de peças. Isso porque em seu sistema existem molas e pistões que facilitam sua montagem. Além dessa montagem ser lateral, possui também um autotravamento.
Esse tipo de material possui as seguintes características:
- Feito com aço relaminado;
- Possui um acabamento com zinco;
- É fácil de instalar;
- Apresenta uma variação no uso das medidas;
- Possui um sistema que amortece o fechamento de gavetas.
Além disso, essas peças e estruturas podem ser utilizadas em vários locais da casa, trazendo mais versatilidade em sua utilização, além de reduzir o barulho com pancadas – o que também garante mais durabilidade ao material.
Com isso, pudemos ver que a otimização e a segurança de um lar são conquistados por meio de pequenos detalhes e devido ao uso de bons sistemas e equipamentos.