No momento de construir determinadas obras, muitas etapas precisam ser levadas em conta. As compras dos materiais corretos, a contratação de bons profissionais e o descarte dos entulhos são algumas delas.
Aliás, essa última é uma das partes mais importantes, mas que, muitas vezes, é deixada de lado.
Por conta disso, no artigo de hoje falaremos sobre a importância da aquisição ou do aluguel de caçamba de entulho.
A importância da caçamba
Ter uma caçamba em um canteiro de obras é fundamental. É ela que recebe os entulhos e acaba organizando todo o local, evitando bagunça e lixos desnecessários. Assim, decidir a quantidade de caçambas é necessário e é uma ação que deve ser feita no planejamento inicial da construção.
Por isso, não basta contratar uma empresa de reforma comercial ou residencial. É preciso saber como ela descarta os entulhos e quais suas visões de sustentabilidade. Hoje, isso é muito importante.
Aliás, a caçamba em um canteiro de obra não é só uma questão sustentável. Ela também faz com que o local se mantenha mais organizado, limpo e, inclusive, mais seguro.
Quando os materiais de construção que não serão usados ficam espalhados, eles podem causar acidentes e ser locais para os animais se esconderem, como cobras e escorpiões.
Assim, além de os entulhos não serem jogados e dispensados no meio ambiente, os trabalhadores e outras pessoas que passam por aquele local também serão protegidos. Algumas outras vantagens das caçambas são:
- Fácil carregamento dos entulhos com caminhão caçamba;
- O custo do aluguel é baixo;
- Materiais recicláveis são levados ao local correto;
- Evita acidentes e problemas de saúde;
Inclusive, existem diversas leis que proíbem a dispersão de entulhos em vias públicas. Por isso, outra opção é o disk entulho, forma muito prática de pedir para que uma empresa busque os resíduos de determinado local.
Mas, cuidado: não é qualquer lixo que pode ser jogado na caçamba. Misturar outras peças (como lixo doméstico) com entulho não é permitido!
Outras formas sustentáveis de construir
Além da caçamba, existem outras formas sustentáveis de realizar uma construção. Com uma consultoria de projetos de arquitetura sustentável, é possível alterar diversas atividades e proteger ainda mais o meio ambiente.
A ideia desse tipo de construção é amenizar ou evitar impactos à natureza tanto no momento da obra quanto após seu término.
Isso se faz com a utilização de produtos diferenciados e com a diminuição de entulhos e materiais que podem afetar a natureza. Um exemplo disso é a utilização de madeiras reflorestadas.
Esse tipo de construção existe desde a década de 70, porém, só agora está sendo feita com mais atenção. Hoje, muitas das construtoras já se oferecem para realizar esse tipo de serviço. Inclusive, o Brasil é o 4º país do mundo que mais constrói os chamados prédios verdes.
Poupar a quantidade de energia e água utilizadas é outra forma de realizar a sustentabilidade nas construções civis. Respeitar os recursos naturais que estão em volta do local onde será construídos também é essencial.
A instalação de energia fotovoltaica nas casas, prédios e galpões construídos é ainda outra opção de sustentabilidade.
Materiais sustentáveis para construção
A madeira plástica é um tipo de produto que é indicado para a utilização das construções. Por ser feita de plástico reciclável, ela é imune a diversos problemas, como apodrecimento e pragas como cupim.
O concreto reciclado é outra forma de garantir a sustentabilidade das obras. Ele é feito a partir dos entulhos de outras construções e, assim, evita lixos e desperdícios. Existem também as telhas recicladas e as ecológicas.
O primeiro caso segue a mesma ideia do concreto. O segundo é feito com fibras ou materiais reciclados, como papel.
Outros tipos de materiais que podem ser utilizados são:
- Solo cimento;
- Tecido Greenscreen;
- Lampadas de LED;
- Bloco de Adobe.
As cidades sustentáveis
A sustentabilidade não para apenas nas obras. Ela também caminha para toda a sociedade. Por isso, hoje existem, também, as cidades sustentáveis, quem contém construções feitas dessa forma e todos os outros serviços que obedecem essa ideia.
Ela envolve formas corretas de destinação dos resídios, maneiras sustentáveis de gerar energia e materiais de construção reutilizados.
Nessas cidades, as caçambas são muito utilizadas nos momentos das obras, para que os entulhos sejam jogados de maneira correta e vão para os locais ideais.
Por fim, o mais importante é fazer o possível para não afetar negativamente o meio ambiente. Afinal, todos queremos viver em locais de qualidade e por muito tempo.