Em se tratando de construção de casas, prédios e outros empreendimentos é necessário sempre planejamento, para a escolha de máquinas, como retroescavadeira, e também para definir sua forma estrutural, que identifica qual a melhor fundação, orçamento que indicará qual o melhor tipo de procedimento.
Assim, seja em solo grampeado verde, seja em solos pedregosos, antes de uma construção ser colocada em prática é necessário fazer o que é chamado de sondagem. As sondagens de solos e rochas são importantíssimas para a definição do projeto arquitetônico.
Sondagem de solo: apontamentos
Antes de construir, é necessário conhecer o lugar em que vai ser construído, dessa maneira, a primeira etapa a ser colocada em prática é a sondagem de solo ou então de rocha. Essa etapa é essencial para saber se o projeto de construção pode ser viabilizado ou não.
Isso acontece porque, dependendo do resultado do estudo, é possível fazer procedimentos técnicos para contornar problemas localizados pela sondagem, porém o custo das ações, como uso de máquinas e ferramentas (como martelete) e mão de obra seriam muito alto, não sendo vantajoso.
Por isso que, dessa maneira, a sondagem de solos é de extrema importância, pois consegue-se com ela descobrir:
- Espessura das camadas do solo;
- Resistência;
- Localização do lençol freático;
- Tipos de rochas.
Assim, com o levantamento desses dados é possível saber qual tipo de fundação poderá ser usado no projeto, pois, caso não seja feito esse processo, ou seja, caso o projetista não tenha ideia de como se constitui o subsolo, as chances desse empreendimento dar errado são altas.
Tipos de sondagem
As sondagens precisam ser feitas tanto em obras grandes como pequenas, sendo esta última usando o procedimento de avaliações visuais do solo, o que não é recomendado.
Sempre é indicado fazer as sondagens geotécnicas a fim de garantir que a segurança do empreendimento seja garantida, além do mais, uma boa sondagem também evita o desperdício de materiais de construção, evitando retrabalhos no futuro.
Uma sondagem pode colher diferentes informações como:
- Profundidade da camada rochosa;
- Propriedades do solo;
- Permeabilidade;
- Compressibilidade;
- Resistência ao cisalhamento;
- Entre outros.
Existem alguns tipos de sondagem mais comuns:
1. Sondagens à trado
As sondagens a trado podem ser tanto manuais como mecanizados. Os trados usados são a concha, também chamada de cavadeira helicoidal, ou os trados torcidos e espiral.
Os do tipo cavadeira são usados para o estudo de obras para terraplanagem ou pavimentação, além de estudos acerca dos subleitos rodoviários e também a perfuração de rochas com o intuito de encontrar o nível da água ou então o limite da sua utilização.
Já os trados helicoidais ou torcidos são usados dentro do revestimento de sondagem a percussão, podendo ser usado em solos argilosos e até mesmo abaixo do nível da água.
2. Trados manuais
São processos simples e muito rápidos de análise do solo, quase sempre esse tipo de trado penetra somente nas camadas de solo com baixa capacidade de resistência.
A perfuração do solo acontece com os operadores girando uma barra que está junto a hastes verticais que ficam as brocas. A cada, aproximadamente, 5 a 6 rotações é preciso retirar a broca e retirar o material que foi acumulado.
A amostragem é a cada um metro, pois consegue-se identificar as mudanças no material. Por isso que esse tipo de trado ajuda na identificação do lençol freático. O resultado desse tipo de sondagem são perfis gerais do subsolo.
3. Trados mecanizados
É um tipo de análise para fundações profundas, é mais rápido e também mais práticos. É um processo mais limpo que os realizados pelos trados manuais.
A vantagem dos trados mecanizados é a não produção de vibrações durante a perfuração em solos de resistência elevado.
4. Sondagem à percussão SPT
A sondagem spt (Standart Penetration Test) ou teste de penetração padrão, nada mais é que uma sondagem para conhecer o tipo de solo a fim de se escolher o melhor tipo de fundação para a construção.
Assim, a sondagem SPT permite identificar o tipo de solo por meio da resistência oferecida pelo solo à cravação do marcador, e também a posição do nível da água.
Assim, vimos que os elementos de sondagem são importantíssimos para o desenvolvimento de um projeto eficiente e seguro, tanto para os empresários construtores, como para aqueles que participarão da construção da obra.