Todo e qualquer serviço de construção civil, desde o desenvolvimento de grandes edifícios até pequenas reformas estruturais, geram entulho.
Os entulhos nada mais são que restos de fragmentos, materiais, caliças e outros itens que são descartados durante uma obra. Ou seja, são resíduos não reaproveitados para aquela determinada atividade.
Portanto, o entulho precisa ser corretamente despejado e direcionado, como forma de promover a reciclagem dos resíduos (seja para a obtenção de agregados ou reaproveitamento), bem como para não prejudicar o meio ambiente, com o descarte incorreto de materiais.
Até por isso, na maioria dos planejamentos de obras já se define o aluguel de equipamentos para destinação residual, como a caçamba entulho.
Mais do que ajudar com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, o descarte correto dos resíduos é uma forma de retirar os materiais não usados dos espaços de construção, facilitando o tráfego de pessoas e colaboradores.
Além disso, em casos de reciclagem do entulho, é possível economizar significativamente os gastos com a obra, pois os insumos reciclados tendem a ser mais baratos, ao mesmo tempo que apresentam as mesmas características e potencialidades de materiais novos.
As vantagens do aluguel de caçambas para destinação de entulhos
A caçamba é o principal e o primeiro equipamento para a descarte de entulhos. Ela nada mais é que uma caixa estacionária, fabricada em metal, para o transporte de resíduos das categorias A, B ou C.
Extremamente resistente e de grande porte, muitas pessoas preferem optar pela locação de caçamba de entulho, ao invés de comprar o equipamento, justamente pela vantagem financeira.
O aluguel de caçambas é muito mais atrativo economicamente, pois o usuário não precisa fazer um alto investimento na compra da caixa estacionária.
Por isso, é uma alternativa viável para quem não trabalha diretamente com construção civil ou somente está realizando pequenos reparos residenciais.
Vale ressaltar muitas outras vantagens da locação de caçamba, entre as quais:
- Despreocupação com posterior armazenamento da caçamba;
- Fornecimento de uma caixa de qualidade e resistente;
- Disponibilidade de diversos modelos de caçambas;
- Facilidade no transporte de entulhos e resíduos.
Ademais, é importante que o locatário também fique atento quanto às responsabilidades da locação de caçambas.
Por exemplo, não se pode trocar o local onde o equipamento foi colocado, pois existem regras e legislações específicas e a movimentação da caçamba pode acarretar em infração às Leis Municipais vigentes.
Além disso, o transporte incorreto da caixa estacionária pode dificultar o acesso do caminhão para a retirada do equipamento, bem como causar danos às ruas, árvores e obstruir o acesso de veículos.
O locatário também não deve misturar o lixo doméstico com o entulho, pois a destinação dos resíduos de construção civil é diferente.
Outro ponto importante é não colocar fogo nos entulhos que estão na caçamba, já que isso pode danificar a caixa, gerar poluentes na natureza e comprometer a eficácia do tratamento residual.
Para sanar outras dúvidas, o locatário deve perguntar diretamente para a empresa de locação, além de verificar todas as legislações do município sobre a instalação de caçambas.
A remoção dos entulhos e a retirada da caçamba
Normalmente, na negociação do aluguel de caçambas, o locatário pode combinar com a empresa como será feito o transporte do equipamento, posteriormente ao uso.
A remoção é feita de maneira simples, com a movimentação da caçamba de entulho por um caminhão especial, que irá levar todos os resíduos até o local correto de destinação e tratamento.
As empresas que realizam esse tipo de serviço, bem como a locação das caçambas, deve estar devidamente credenciada e habilitada junto aos órgãos municipais competentes.
Além disso, todos os profissionais precisam ser treinados para realizar o trabalho em conformidade com a lei.
Vale ressaltar que cada cidade possui suas especificações quanto à destinação de entulhos e instalação de caçambas.
Portanto, nem sempre o que vale para um município é válido para outro. Especialmente na capital paulista, a recomendação legislativa é de que a deposição de entulho em vias e logradouros públicos seja no máximo de 50 kg de entulho por dia, para cada imóvel gerador. No entanto, as recomendações de outras cidades precisam ser averiguadas.
Por conta disso, é recomendável fechar negócio com uma empresa que saiba corretamente todos os aspectos que envolvem a lei e, além disso, tenha experiência e reconhecimento no mercado.