As bombas desempenham um papel importante nas estações de tratamento de agua e efluentes e nas estações de bombeamento. A facilidade de manutenção e reparo são considerações importantes para os responsáveis por manter as bombas em boas condições de trabalho.
As bombas nas estações de bombeamento levam resíduos da sua fonte para a estação de tratamento e a partir daí as bombas são usadas para mover os efluentes, água bruta, lodo primário, lodo secundário e retornar o lodo ativado até o efluente final.
As bombas centrífugas estão entre as mais usadas em estações de tratamento de águas residuais e estações de bombeamento.
Ao mesmo tempo, a bomba de manuseio de sólidos em poço seco (ou sem entupimento) com eixo de acionamento flexível e motor acima da classe era possivelmente o estilo de bomba mais popular nas estações de Tratamento de água e efluentes.
Hoje, os municípios avaliam os benefícios de permanecer com bombas de poço seco em comparação com as submersíveis em poço seco e as bombas submersíveis verdadeiras (poço úmido).
Existem opiniões variadas sobre o que é melhor, pois cada uma oferece seus próprios benefícios. Sendo assim, entre os diferentes tipos de Bomba de água preço, qual é o mais conveniente para manter e reparar, além de oferecer a operação a longo prazo sem problemas?
Resumindo, alguns tipos de bombas usadas no tratamento de efluentes são:
- Bomba centrífuga;
- Bombas submersíveis para poço seco;
- Bombas submersíveis para poço úmido;
- Bombas de poço seco.
As estações de bomba de poço seco ainda são bastante comuns e são encontradas em operação.
Normalmente, construídas abaixo do solo, as bombas (geralmente verticais) com eixos de acionamento flexíveis e motores resfriados a ar são instaladas em um poço seco, adjacente a um poço úmido.
Bomba centrífuga
A principal vantagem das bombas de poço seco é que elas não são submersas nas águas residuais.
Como elas não estão submersas, o pessoal de manutenção pode ver, tocar, ouvir e facilmente reparar as bombas. Isso os torna mais fáceis de reparar, reduz a quantidade de tempo necessária para diagnosticar e corrigir uma falha na bomba d água.
Os próprios poços secos geralmente fornecem o espaço necessário para manobrar e fornecem proteção contra os elementos. Uma desvantagem de uma bomba de poço seco é que ela fica geralmente abaixo do nível do solo e quase sempre suscetível a inundações.
Existem menos riscos de saúde e segurança associados à reparação de bombas de poço seco, uma vez que não estão submersas, não estão cobertas por esgoto.
Bombas submersíveis para poço seco
Estações submersíveis para poço seco, também conhecidas como estações submersas para poço seco, estão crescendo em aceitação e popularidade para aplicações em poço seco.
Uma estação de bomba submersa em poço seco não é totalmente diferente de uma estação em poço seco, pois ainda possui um poço seco e úmido; no entanto, a configuração da bomba, particularmente o motor, é diferente.
Nessa configuração, o motor é montado diretamente na bomba, eliminando o eixo intermediário. O próprio motor circulará esgoto ou glicol (superior ao esgoto) para resfriar o motor, projetado para funcionar continuamente no ar e submerso.
O grande benefício de uma bomba submersa em poço seco é a proteção total contra inundações no Sistema de tratamento de efluentes.
O motor de acoplamento estreito elimina problemas associados a quebras de eixo de acionamento flexíveis.
Muitas bombas convencionais de poço seco podem ser facilmente adaptadas para serem submersas em poço seco de forma rápida e econômica.
Bombas submersíveis para poço úmido
Conforme implícito, as bombas submersas são projetadas para serem submersas diretamente no poço úmido e não requerem um poço seco.
Geralmente, essas bombas usam um design de pull-up e sobem e descem nos trilhos de guia.
A descarga da bomba é equipada com um acoplamento de travamento automático, conectando-o a um cotovelo estacionário na parte inferior do poço. As bombas submersas possuem motores projetados para funcionar completamente imersos em águas residuais.
As estações de bombeamento submersas normalmente não possuem uma estrutura para abrigar um centro de controle, mas sim um gabinete na superfície acima do poço.
A vantagem das estações de bombeamento submersas é que elas são mais baratas de construir, pois possuem apenas um poço úmido e podem não ter nenhuma construção acima do solo.
Enfim, é necessário um guindaste para desinstalar a bomba e, como não há estrutura na superfície, a bomba deve ser transportada para uma instalação de reparo local para inspeção e reparo. Pense nisso!