Em uma casa ou condomínio, uma das grandes preocupações é com a segurança do local. Com a violência crescente, os proprietários precisam investir em meios de proteção para inibir ou evitar a ação dos bandidos.
Não somente isso, mas também dentro de casa é preciso ter algumas ações para evitar acidentes domésticos, principalmente para quem tem crianças e idosos no lar.
Por isso, esse artigo irá falar sobre a importância da segurança doméstica e como você pode fazê-la. Ficou curioso? Confira!
Proteção externa para sua casa
Com certeza, uma das grandes preocupações dos proprietários é como proteger sua casa de assaltos, roubos ou furtos. A resposta é simples: investindo em segurança.
No caso de um prédio, é fundamental que os moradores contratem uma empresa especializada e terceirizada em segurança, que possua experiência no mercado e equipamentos adequados.
Muitos prédios têm optado também por ter uma portaria virtual, que realiza o monitoramento via câmeras além do travamento de portas. Pessoalmente ou de forma virtual, existe o monitoramento de quem entra e sai do prédio.
Além disso, a autorização de subida para um apartamento só ocorre após a liberação do próprio morador. A empresa de segurança pode registrar os dados das pessoas que entram no prédio, como identidade e Cadastro de Pessoa Física- CPF.
Além disso, a empresa de segurança possui contato com uma central de alarme, que em caso de irregularidades ou de suspeitas, pode ser acionada, comunicando à polícia do ocorrido. Ainda no caso do prédio, é importante ter outros elementos de segurança, só que dessa vez, no caso de incêndios.
Em locais com grande fluxo de pessoas e em moradias coletivas como é o caso de um prédio, é fundamental ter portas cortas fogo, escadas com luzes de emergência ativadas e extintor de incendio.
Além da porta, é importante instalar uma fechadura de sobrepor para porta corta fogo, visando facilitar a saída e adesão dos moradores às escadas.
É importante que o prédio realize inspeção do local e verifique se os extintores estão dentro do prazo da validade. Ou seja, no caso de um apartamento, a segurança deve existir tanto de quem deseja entrar no local, como também em manter o patrimônio e a vida dos moradores.
No caso de uma residência, o cuidado precisa ser redobrado, já que não existe uma portaria ou uma empresa terceirizada prestando esse serviço. Por isso, todo o cuidado é pouco e vale a pena investir em:
- Câmeras de segurança;
- Alarmes nos veículos e portas;
- Portas e janelas blindadas;
- Cerca elétrica;
- Grades e portas com travamento inteligente (por meio digital).
Esses são alguns dos cuidados que podem ser tomados para evitar dores de cabeça por conta da ação de bandidos.
Proteção dentro de casa
Além de proteger a parte externa, é importante verificar a interna também. O tipo de piso é importante, por exemplo, para evitar quedas. No caso dos banheiros, em famílias que moram idosos, é importante ter barras para se apoiar.
No caso de crianças ou bichinhos de estimação é fundamental proteger janelas e varandas com telas e grades, evitando a queda e risco de morte. A rede de proteção é fundamental porque é feita com material resistente, de fácil instalação e é um investimento barato, que pode evitar um grave acidente.
Além disso, com tantas doenças graves sendo transmitidas por mosquitos, é fundamental ter tela mosquiteira recolhível. Essa tela é importante principalmente no caso de crianças e bebês que são mais frágeis.
A tela impede a entrada de mosquitos e ainda pode ser desmontada no momento em que os pais quiserem. Além disso, a tela não sufoca a criança, sendo considerado um elemento seguro e de proteção.
Outro problema em uma casa, principalmente, com crianças é o manuseio de panelas e com o fogo. Criança é fissurada em brincar com o fogo, muitas não têm medo e muitos acidentes em casa acontecem porque uma panela fervendo virou na criança ou porque a criança teve contato com fogo e se queimou.
Além disso, muitas pessoas utilizam velas em casa e ai começam os acidentes com incêndio. Por isso, é fundamental instalar um detector de fumaça, com o objetivo de identificar irregularidades com a fumaça. Isso serve de alerta e salva as vidas de todos os moradores.