O ramo da construção civil demanda o uso de inúmeros tipos de equipamentos e máquinas, que são responsáveis por facilitar as atividades no setor, bem como executar ações que seriam impossíveis somente pela força humana.
Sendo assim, é muito importante elaborar um plano de engenharia civil em que constem todos os maquinários e quais são as principais funções, como por exemplo, escavar, nivelar o solo, ou para trabalhos em altura.
Em todos os trabalhos, seja para pequenas reformas, modificações estruturais, ou até mesmo, uma grande construção, são claas as vantagens do aluguel de equipamentos e máquinas.
Por esse motivo, não há como desvincular o trabalho do serviço de locação. Assim, em todo o planejamento, são contabilizados também os valores referentes ao aluguel dos maquinários.
Economicamente falando, a locação é extremamente vantajosa, pois tem um preço de investimento muito mais acessível, do que a compra de equipamentos.
Alguns principais equipamentos e máquinas usados na construção civil
Um dos equipamentos mais procurados na construção civil é o munck. A máquina é uma espécie de caminhão especial, sendo uma variação do guindaste com operação hidráulica.
O principal objetivo desse equipamento é fazer a movimentação de cargas pesadas, por esse motivo, os muncks são montados diretamente nos chassis dos caminhões.
Além da movimentação de cargas na construção civil, os muncks (também conhecidos como guindautos) são usados na descarga de maquinários e montagens de estruturas. Por isso, esse equipamento também é empregado na indústria.
A locação de martelete também é outro serviço muito procurado, haja vista a eficiência do instrumento. Também chamado de martelo demolidor, a ferramenta tem uma função bem semelhante à britadeira, no entanto, seu tamanho e forma são menores.
Entre as principais funções do martelete, destacam-se:
- Demolição de colunas de concreto;
- Demolição de pisos e vigas;
- Abertura de canaletas;
- Perfuração de concreto asfáltico.
Deve-se ter cuidado ao manusear o martelete, sendo recomendado o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo luvas e capacetes.
Para trabalhos em altura, busca-se pela locação de andaimes sp e região. Os andaimes são estruturas montadas na construção ou obra, com o intuito de dar acesso a algum lugar, bem como escorar algo.
Esses equipamentos podem ser desenvolvidos com inúmeros materiais, como madeira, aço e alumínio.
Nos trabalhos em altura, os andaimes facilitam os acessos dos colaboradores, porém, devem ser instalados em conformidade com as normas técnicas, em especial, as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Finalmente, o aluguel de balancim para pintura é outro item muito requisitado para os trabalhos na construção civil.
De maneira geral, o balancim é uma espécie de plataforma, que tem as medidas tradicionais de 90 cm de comprimento e com alcance médio de 1 a 8 metros (com possibilidade de variações).
A principal função da estrutura é facilitar o acesso dos trabalhadores nas áreas externas que precisam de pintura. Assim como os andaimes, o balancim deve ser produzido e instalado de acordo com as recomendações de segurança da norma NR-18.
Outros benefícios da locação de aparelhos na construção civil
Além da vantagem financeira e da disponibilidade de inúmeros equipamentos para locação, o serviço de aluguel de máquinas e aparelhos para a construção civil também oferece o benefício da assistência técnica especializada.
Ou seja, em casos de erros com o funcionamento das máquinas e equipamentos, o locatário pode acionar a empresa responsável pelo aluguel, que fará os devidos reparos, consertos e manutenções.
Em casos mais extremos, a locadora pode substituir o produto por outro. Além disso, todos os equipamentos e máquinas fornecidos são revisados previamente.
Um outro ponto muito vantajoso do aluguel de máquinas e equipamentos para a construção civil é o fato do locatário não precisar se preocupar com o posterior armazenamento desses itens.
Devido ao grande tamanho da maioria das máquinas, fica difícil encontrar um local para guardá-las e, com a locação, essa atividade é de inteira responsabilidade da locadora.
Por fim, o locatário irá fechar um contrato por tempo determinado junto à locadora. Isso quer dizer que, o equipamento será usado somente durante a execução da obra e, quando finda a reforma, é devolvido novamente para a empresa responsável.
Além disso, algumas máquinas não são usadas com tanta frequência em uma construção e, por esse motivo, investir na compra do equipamento pode ser um gasto desnecessário.