Saiba mais sobre o maquinário empregado no canteiro de obras

Existem diversos tipos de máquinas e equipamentos sem os quais é impossível promover eficiência máxima e qualidade padrão dentro dos projetos construtivos, especialmente por conta das demandas pelo Transporte de máquinas pesadas e também por conta da realização de atividades em altura.

Dessa forma, é importante saber mais sobre os itens que podem ser utilizados para contribuir com a construção civil e as normas do setor com relação aos procedimentos de risco que fazem parte de seu cotidiano.

Afinal, quais os utensílios que fornecem desde a preparação do material a ser empregado até a locomoção de cargas extremamente pesadas? Como as normas regulamentadoras do segmento garantem resultados práticos e precisos sem colocar em risco a preservação da integridade física dos trabalhadores?

Para conhecer as respostas para essas e outras perguntas sobre o tema, continue acompanhando o artigo a seguir, pois reunimos uma série de informações indispensáveis sobre as máquinas mais importantes no contexto construtivos e os benefícios de contar com cada uma delas de forma especializada.

Braços giratórios

Um dos equipamentos mais importantes para o setor da construção civil é o chamado Braço giratório, que garante a elevação de cargas em um raio de giro de até 360º.

Por isso, o setor das fábricas e indústrias também se beneficiam diariamente com esse instrumento de carregamento e descarregamento, que pode trabalhar em um ponto fixo e oferecer mais segurança e precisão para as atividades produtivas ou de construção.

Seu desempenho é altamente adaptável, pois estamos falando de uma máquina que pode ser fixada na parede ou mesmo em qualquer outro tipo de superfície.

Assim, é possível obter a movimentação da carga de modo prático, ágil e sem esforço. Outra vantagem é que os braços giratórios também não demandam a ocupação de muito espaço, o que otimiza o cotidiano do canteiro de obras e pode fazer toda a diferença para a promoção de resultados mais eficientes.

Retroescavadeiras

Já a retroescavadeira, uma das máquinas mais conhecidas no setor construtivo, se assemelha fisicamente a um trator. Mas devemos ressaltar que se diferencia desse tipo de veículo por possuir uma pá montada em sua parte frontal.

Na sua parte traseira, por sua vez, esse equipamento possui uma carregadeira, que é utilizada nas construções para a movimentação de uma série de itens e materiais.

Entre as principais funções dessa máquina, podemos destacar:

  • Escavar valetas para tubulações;
  • Carregar caminhões com terras e dejetos;
  • Realizar nivelamento de terrenos;
  • Derrubar paredes.

Caminhões-plataforma

Quando o assunto é o transporte e o reboque de cargas em geral, o caminhão plataforma entra em ação, contando com uma estrutura inclinável que possui acionamento hidráulico, o que o torna perfeito para a utilização prática no cotidiano do canteiro de obras.

Isso sem falar que é um equipamento que oferece níveis de segurança e precisão acima da média, sendo altamente indicado.

Betoneiras

Já as betoneiras, que também podem ser encontradas no mercado atual do setor da construção civil pelo nome de misturadores de concreto, são equipamentos que, como sugere seu nome, realizam a mistura de material.

Em seu interior, local em que há uma cápsula grande e resistente que irá se movimentar conforme o acionamento da mistura, é possível inserir materiais diversos, tais como:

  • Pedra;
  • Areia;
  • Cimento;
  • Água.

Esses são alguns dos componentes básicos para a elaboração de diversos tipos de materiais de construção. Por isso, quando utilizada de forma adequada, levando em conta a proporção de cada substância conforme as demandas de cada obra, a betoneira é indispensável para o canteiro.

Locação de máquinas

As máquinas são essenciais para a construção de edificações conforme as exigências de cada projeto e com a promoção de eficiência, precisão, agilidade e segurança. Isso sem falar no padrão de qualidade, que está diretamente relacionado com o desempenho de cada item do maquinário.

Por isso e também pelo elevado custo de cada equipamento mencionado, a locação desses itens é uma das recomendações mais constantes no setor.

O Aluguel de betoneira preço, por exemplo, é muito mais acessível que a compra dessa máquina, sem falar em benefícios como a assistência técnica especializada e o aproveitamento do espaço, sendo essas duas das maiores demandas durante os procedimentos construtivos.

Normas para trabalhos em altura

Não podemos deixar de mencionar a importância da segurança durante a realização de atividades em altura, que são muito comuns nos canteiros.

Por esse motivo, é fundamental contar com a aplicação da nr 35, que estabelece uma série de requisitos para o exercício seguro desse tipo de tarefa, do planejamento à execução.

O mais importante é sempre garantir a aplicação de métodos eficientes, a obediência às normas de segurança que regulamentam a atuação construtiva e o uso de aparatos de qualidade.