É cada vez mais comum a utilização de toldos nas áreas externas de casas e edifícios. E não se trata apenas de uma cobertura de lona para festa, improvisada em dia de previsão de chuva, em lona plastica.
Hoje elas adicionam valor econômico e estético a casa e protegem do sol no verão e do frio e da chuva.
Sem dúvida, um excelente ganho de vantagens, aumentando a utilização de espaços abertos como varandas, coberturas e quintais, mantendo a iluminação e ventilação do lugar.
Conheça dicas para realizar a instalação
Mesmo depois da casa construída, é possível solicitar a instalação deste tipo de estrutura. Vamos listar seis dicas importantes antes de procurar o serviço.
- Medir os espaços: meça todos os espaços, tire fotos e se possível desenhe um esboço de como espera que o projeto seja iniciado;
- Pensar na real necessidade: veja qual formato deseja e se gostaria de maior privacidade, sombra, fechamentos laterais ou não, se será fixa ou removível, por exemplo;
- Conhecer os modelos disponíveis no mercado;
- Considerar modelos e soluções mais avançadas: se necessário, contrate o seu arquiteto ou aquele amigo profissionais, que já atua na venda ou aluguel de tendas, por exemplo, para auxiliar;
- Valorizar também ideias mais tradicionais, pois podem atender melhor o que deseja;
- Considerar propostas personalizadas: são ideias para projetos que já foram implantados e deram certo.
Agora que demos os primeiros passos, vamos descobrir os materiais e estruturas disponíveis, que podem atender as necessidades do projeto tão desejado para a sua casa, escritório ou jardim.
Saiba qual material utilizar para o ambiente desejado
A escolha do material e o tipo de estrutura irão fazer toda a diferença na conclusão do projeto e devem ter certificação e proteção contra os raios UV.
As mais baratas são as de PVC e as acrílicas, além de mais fáceis de limpar, já que são aderentes e bem resistentes.
As lonas de vinil plástico traçadas por nylon, são aconselhadas para áreas de quem deseja toda a luminosidade externa e podem resistir por mais de 8 anos, se não ficarem expostas vinte e quatro horas direto.
O policarbonato é excelente para quem busca iluminação natural, bem como para proteção de ventos e chuvas constantes, como litorais chuvosos durante o verão.
Vale ressaltar que este material é ideal para projetos menores, pois galpões, pátios e ginásios, por exemplo, a ventilação pode ser resolvida com a instalação de venezianas industriais em policarbonato.
O mercado também oferece alternativas com coberturas de policarbonato refletivas, atérmicas. Os toldos feitos de fibra de vidro revestida com PVC, são ideias para o fechamento lateral e podem ter a abertura da trama maior ou menor.
A cor do material que irá revestir a sua estrutura também é importante, pois definirá a quantidade de luminosidade do ambiente.
O branco, por exemplo, pode ofuscar a visão, porém, pode dar a luminosidade natural perfeita para o local desejado. Quanto a estrutura que irá manter o toldo, o mais comum é o ferro, afinal, é mais barato.
Para quem procura melhores resultados e durabilidade, como por exemplo o toldo articulado preço, pode ser o fator a ser reavaliado. Alumínio e aço, são os mais vantajosos nesse quesito e dependerão de menor proteção.
O toldo retratil usa estrutura de alumínio e revestimento de policarbonato, por serem mais práticos e duradouros. Os toldos de tecido, têm modelos de estrutura articulados e são recolhidos na direção da fachada.
Os mais comuns são os “enroláveis”, que utilizam um sistema antigo de molas. Já os que são produzidos em chapas, têm um sistema de fechamento e abertura deslizante.
Com a inclusão de motores e soluções inteligentes, é possível ter maior comodidade para os usuários, na hora de abrir e fechar sua cobertura.
Além de proporcionar quase 30% mais durabilidade, podendo até programar o horário de abertura e fechamento da estrutura. Claro, o preço final é influenciado.
Mesmo com os melhores mecanismos e materiais, vale lembrar que alguns cuidados devem ser tomados, ao implantar esta estrutura no local desejado, como veremos a seguir:
- Após lavar ou ser exposto a chuva, nunca recolha o seu toldo antes de secar. Isso diminui a vida útil dele;
- Ao lavar, use apenas produtos como sabão neutro e água. Evite o uso de qualquer produto químico, que possa ressecar o seu toldo;
- Nunca utilize aqueles jatos de água, pois a pressão poderá rasgar o material.