Quando se trata do meio corporativo, é preciso considerar que o desempenho da empresa também está relacionado com a sua estrutura.
Afinal, a produção pode ser impactada de maneira significativa e há algumas exigências que são básicas em todos os setores.
Entre as exigências, pode-se destacar serviços como a limpeza, segurança, conforto e a organização, já outras questões são relacionadas com o setor de atuação, como os equipamentos e ferramentas para manuseio de materiais.
Tudo dependerá da área, mas é fundamental que em todos os casos as condições de trabalho sejam devidamente planejadas com cautela.
Independentemente do item a ser colocado no escritório, é fundamental que seja escolhido com cuidado.
Em alguns casos, há Normas Regulamentadoras que estabelecem as diretrizes necessárias, como a NR 17, que aborda a ergonomia, ou seja, os parâmetros correspondentes aos colaboradores e as condições de trabalho propostas.
Esses cuidados são cruciais para a segurança e o conforto. Um dos elementos envolvidos é a cadeira ergonômica, que deve atender algumas das seguintes características:
- Assento com altura regulável;
- Curvatura do encosto adaptável ao corpo;
- Assento com borda frontal arredondada;
- Assento plano.
Aspectos como esses são importantes, essencialmente quando se leva em consideração que o mais provável é que as cadeiras sejam usadas por mais de um colaborador.
Ainda que existam normas, caso qualquer dúvida apareça, é crucial recorrer ao suporte de um profissional especializado.
Aspectos das instalações elétricas
Sem dúvidas, ao projetar a infraestrutura, as instalações elétricas e hidráulicas estão entre os principais fatores a serem atendidos por atenderem necessidades básicas.
No que diz respeito ao material eletrico aplicado, é importante abordar que uma lista muito ampla pode estar envolvida, em especial, devido a grande dependência da energia elétrica presente no dia a dia de todos, desde a utilização básica até equipamentos complexos.
De qualquer forma, é crucial dar ênfase ao fato de que a energia deve ser recebida e conduzida de forma adequada para evitar transtornos e acidentes.
Ainda mais, ao notar queda constante de energia, choques, tomadas quentes, cheiros estranhos, entre outras situações incomuns no escritório, é importante realizar ajustes, inspeções e renovações no meio elétrico do local.
Um dos materiais necessários recebe o nome de condulete PVC e tem como principal funcionalidade atender a passagem de fios, além da conexão de eletrodutos e fixação de tomadas. Esse é um elemento ideal para lugares que apresentam visibilidade em relação a instalação elétrica.
Além do modelo de PVC, é possível achar o condulete em alumínio e com formas que variam entre 4×4 e 4×2. As opções em alumínio são predominantemente indicadas para lugares externos devido a resistência à corrosão.
No entanto, para que o desempenho seja satisfatório, é interessante adquirir um conjunto de isolamento para a instalação entre o condulete e a tampa, o que impede que agentes perigosos não acometam os fios.
Os principais tipos de persianas para o escritório
Assim como outros itens, as persianas devem ser selecionadas considerando a estética, durabilidade e funcionalidade.
Primeiramente é crucial identificar qual é a necessidade de controle da luminosidade no ambiente, pois em algumas edificações a incidência de luz não é significativa a ponto de adquirir cortinas e persianas de materiais grossos, como as que se enquadram no modelo blackout, que bloqueiam totalmente a luz natural, sendo uma opção ideal para salas de projeção.
Nesse setor diversas soluções eficazes podem ser encontradas em meio as cortinas e persianas, como a cortina romana, que é fabricada em uma série de tecidos e tonalidades, o que resulta em grande versatilidade.
Um exemplo é o tecido translúcido, que viabiliza que alguns raios solares passem e iluminem o escritório, sem deixar a privacidade de lado.
Dessa forma, pode-se perceber que cada ambiente e necessidades identificadas podem exigir um determinado tipo de produto.
A persiana sob medida pode ser ainda mais favorável para enquadrar com maior precisão no ambiente e evitar grandes prejuízos para o empreendedor, mas para isso, é preciso ter certeza a respeito da funcionalidade do modelo selecionado.
Conforme se pode observar, a maneira de compor um escritório tem grande impacto na produtividade e segurança de todos, o que exige cautela do empreendedor com cada item.
Para evitar a desarmonia, é interessante que um projeto seja bem elaborado e que sempre um profissional qualificado seja encarregado pela execução.