A impermeabilização de lajes e telhas é um procedimento de extrema importância, posto que ambas são intensamente expostas ao tempo meteorológico. Ou seja, a situação da atmosfera num determinado momento, se está sol ou chovendo, entre outras possibilidades.
E assim, lajes e telhas ficam passíveis de sofrer desgastes, que geram incômodos a quem mora no local, um bom exemplo é a presença de goteiras.
O ideal nessas situações, é utilizar algum produto para impermeabilizar laje. Assim, será garantida a diminuição dos danos e, consequentemente, o maior conforto para as pessoas que residirem naquele ambiente.
Ademais, isso evitará possíveis acidentes, gerados por escorregões e até mesmo danos em eletrodomésticos, como geladeiras e fogão e em móveis.
Outro fator decisivo, é a valorização do imóvel, já que infiltrações desvalorizam muito o valor atribuído e assim, podem causar prejuízos além daqueles relacionados aos reparos.
Qual modelo de telha utilizar?
Existem variados tipos de modelos de telhados e isto faz com que seja possível a adaptação com a decoração escolhida. Dentre esses modelos, podem ser citados:
- Telhado de mansarda;
- Telhado gambrel;
- Telhado salt;
- Telhado pirâmide;
- Telhado colonial;
- Telhado verde;
- Telhado Bonnet;
- Telhado plano.
Para uma maior valorização do modelo escolhido para o telhado, é essencial que se escolha uma boa telha.
As telhas de zinco representam uma boa alternativa, já que prometem um bom tempo de duração em decorrência da resistência do material.
Contudo, as telhas ecologicas também representam uma possibilidade extremamente frutífera.
Estas podem ser produzidas a partir de resíduos de algumas fibras vegetais, tais como fibras de madeira, fibras de pinho, fibras de eucalipto e bananeira e até mesmo fibras de coco.
A instalação deste tipo de telha, não é propulsora de grandes empecilhos e os benefícios ao meio ambiente, fazem com que a escolha valha à pena.
Outra opção viável é a cobertura para garagem de aluminio. Esta é uma cobertura que impede a entrada de luz do Sol e também de chuva e assim, gera a proteção dos veículos sob ela colocados.
Além de ser moderna, oferecer leveza e garantir que o ruído provocado pela chuva seja amenizado, a cobertura de alumínio tem uma duração de, em média, quatro anos.
Existe também a possibilidade de escolher telhas de concreto, as quais são as mais usadas em construções, fato que evidencia o papel de grande importância que decai sobre uma fabrica de telhas de concreto.
Esse tipo de telha tem grandes vantagens, tais como resistência e durabilidade altas, fato que alegra o consumidor, pois atesta que o gasto com reparos e reformas será baixo.
Outra benesse do uso desse material em telhas, é seu baixo grau de permeabilidade. Além disso, essas telhas efetuam um bom encaixe e assim, garantem a estabilidade.
Entretanto, de certa forma, o custo desse material costuma ser um pouco mais elevado. Outro tipo é a telha romana, feita de cerâmica, normalmente, em algum tom alaranjado, ela é também impermeável e resistente.
Conheça a importância de utilizar outros produtos
A proteção oferecida pelas telhas citadas acima, deve ser somada àquela que devemos gerar, quando impermeabilizamos nossas lajes e as próprias telhas.
Esse processo deve ser feito com grande atenção e seguindo os passos corretos.
Já que uma impermeabilização feita de um modo errado, pode gerar diversas consequências negativas, tais como danos na estrutura e impasses com a parte elétrica.
Assim, é necessário que se use um impermeabilizante, com alta qualidade e adequado à laje, a qual ele será aplicado.
Este é, geralmente, um composto de resina acrílica ou silicone líquido, quando o local a ser aplicado é composto por telhas de cerâmica.
Contudo, caso o material da telha seja outro, podem ser usadas as chamadas subcoberturas, que são mantas asfálticas, laminadas ou líquidas.
A especificidade, quanto à telha de cerâmica, decorre da porosidade de seu material que necessita desses cuidados especiais. Vale ressaltar que este tipo de cobertura – de resina acrílica ou silicone líquido, é para um telhado já construído.
Além das precauções citadas, deve-se seguir os passos de pré-impermeabilização, onde a base é preparada para aplicação dos matérias e desenvolvimento do processo.
Portanto, mediante os fatos aqui apresentados, fica evidente o quão interessante é que processos de impermeabilização sejam efetuados em lajes e telhas.