O uso do concreto para grandes construções

Uma estrutura de qualidade é crucial para qualquer tipo de empreendimento, principalmente para garantir a segurança e um uso adequado.

Neste cenário, para alcançar resultados positivos, diversos materiais são empregados, como o concreto, que reúne diversas vantagens notórias no meio da construção civil, tais como:

  • Durabilidade;
  • Custo-benefício;
  • Versatilidade;
  • Resistência à água.

Basicamente, o concreto consiste na mistura de agregados (pedras e areias), aglomerante (cimento), aditivos e água. No entanto, há casos específicos nos quais outros agregados podem ser utilizados, por exemplo, hematita, argila expandida e isopor. Para os aglomerantes também existem outras alternativas, como a sílica ativa.

Uma das aplicações amplamente realizadas com este material consiste no piso de concreto armado, que assim como qualquer outro tipo de elemento da estrutura, deve contar com um projeto e execução que estejam de acordo com os critérios de segurança.

Entre os fatores que devem ser considerados em relação ao local, estão o tipo de terreno, distribuição de cargas, exposição de agentes químicos e físicos.

Já para a aplicação propriamente dita, é preciso analisar a espessura necessária do piso, a armadura, nivelamento e características do concreto.

Neste caso, são empregadas armaduras duplas em prol do suporte de cargas ou armaduras mais simples caso seja necessário retardar a retração.

Além disso, esse tipo de piso apresenta uma espessura menor quando comparado aos de concreto simples, contando também com um índice inferior de juntas devido à garantia que as armaduras promovem para a durabilidade das placas.

Há outros tipos de pisos de concreto, como o de fibras metálicas, em que as fibras substituem as armaduras compostas em telas, apresentando uma maior agilidade para a aplicação.

A alternativa simples do piso de concreto conta com maior espessura do que os modelos anteriores e com um índice de juntas superior para que o fissuramento causado pelo empenamento e dilatação térmica seja controlado com eficácia.

Outro exemplo consiste no bloco de concreto, que é usado principalmente na alvenaria estrutural, onde não há necessidade do emprego de vigas, pois as paredes da própria edificação realizam uma função estrutural.

Neste contexto, os blocos de concreto promovem maior agilidade no processo devido ao tamanho. Além disso, pode apresentar grande resistência e precisão para a estrutura.

O que é disco de corte?

Naturalmente, os serviços que envolvem concreto precisam contar com recursos específicos para o material e nesse cenário, é interessante abordar o disco de corte, que corresponde a um componente crucial de diversas ferramentas, tais como serras e esmerilhadeiras que possuem como principal funcionalidade efetuar cortes.

Esse disco deve ser aplicado de forma específica, por esse motivo, é disponibilizado em diversos modelos. No caso do disco de corte para concreto, a alternativa pode ser o disco diamantado, pois apresenta grande resistência, sendo ideal para superfícies de grande rigidez.

Isso se deve ao fato de que esse tipo de disco de corte conta com micro diamantes fixados nas bordas, o que compõem uma liga metálica que recebe o nome de banda de corte.

No decorrer do serviço, ocorre o desgaste e os grãos são naturalmente liberados por causa do atrito. Por essa razão, é muito comum que a banda apresente menor capacidade de corte ao longo do tempo. Neste caso, torna-se necessário reafiar a peça.

Características da broca de concreto

Assim como o disco de corte, na escolha de outros recursos para o trabalho com concreto também se deve ter cautela, em especial, para garantir que se trata de um uso correto. Caso contrário há possibilidade de que acidentes severos sejam causados.

Nas furadeiras são utilizadas brocas para efetuar os furos de maneira precisa, ao falar de broca para concreto, há duas possibilidades. A primeira, é ideal para concreto, cerâmica e alvenaria por ser composta por aço em forma helicoidal com a funcionalidade de extrair o pó no interior do orifício.

Já a segunda, consiste na broca de uso misto, que pode ser aplicada em madeira, metal e concreto. Em qualquer caso, é fundamental utilizar equipamentos de segurança.

Conforme se pode concluir, há diversas formas de aplicar o concreto e principalmente, recursos que podem ser utilizados para a execução dos projetos.

Por essa razão, é indispensável que para obter resultados positivos para as empresas, que se busque profissionais de confiança, em especial, para garantir o uso seguro e preciso de cada elemento.