O Brasil é um país com dimensões continentais e por isso tem grande capacidade de produzir madeiras e seus complementos em alta variedade.
O setor madeireiro brasileiro é responsável pela extração de aproximadamente 13 milhões de m³ de toras das florestas tropicais amazônicas. Com isso a madeira tupiniquim possui grande capacidade de aumentar sua participação no mercado externo.
Confira a seguir 5 curiosidades sobre a madeira brasileira que nunca te contaram!
As principais madeiras brasileiras
Ao se tratar de produção de madeira, o Brasil, devido às suas características específicas, tem grande papel de destaque.
O território brasileiro tem a capacidade de produzir de forma sustentável uma infinidade de espécies de árvores que são destinadas para a produção de madeira. Sendo algumas delas:
- Cedro;
- Cerejeira;
- Cedro rosa e cedrinho;
- Angelim pedra ;
- Ipê.
A primeira é aplicada na produção de móveis, caixilhos, compensados, construção naval e trilhos para janelas, sendo um modelo fácil para trabalhar com plaina, broca e jato de areia.
A madeira de cerejeira é aplicada em móveis, artigos para decoração, cadeiras, armários, portas e outros itens por sua média densidade, o que a torna de fácil manuseio com o uso de utensílios tradicionais de marcenarias, como uma serra ou um grampeador de madeira.
O cedro rosa, conhecido também como cedro, é utilizado com frequência nas marcenarias e em construções civis, podendo ser usada em bancos, assoalhos, caixas, batentes, colunas, forros, mesas, chapas, móveis, paredes, molduras, rodapés, portas e até mesmo em vigamento de telhados.
A agelim pedra consiste em uma madeira resistente e dura com predominância em peças largas, sendo de fácil manuseio para trabalho. Apresenta ainda um acabamento regular e é comumente utilizada em móveis e na construção civil.
Já o ipê é uma madeira altamente densa utilizada como material em construção civil, assoalho, quadros de portas e caixilhos. Por ser altamente resistente, é excelente para a perfuração com jato de areia ou broca.
A madeira e a fabricação de imóveis
A madeira pode ser trabalhada de diversos modos que garantem características específicas a elas. São elas:
- Madeira maciça;
- Compensados;
- Aglomerados;
- MDF;
- OSB.
Madeira Maciça que, como o próprio nome já diz, são feitas por meio da madeira pura, sem adição de aglomerados ou fibras sintéticas.
Os móveis feitos com esse material tendem a ser mais resistentes a danos como arranhões e riscos. Eles ainda podem ser recuperados com facilidade por meio da utilização de um grampeador de madeira ou pinador eletrico ou manual.
Os compensados, também conhecidos como madeira compensada, é feito por meio do empilhamento de folhas finas em uma espécie de sanduíche, o que melhora sua estabilidade dimensional. Ou seja, o quanto ela se expande ou contrai em diferentes temperaturas, impedindo que se desfaça quando perfurada por parafusos e pregos.
Os aglomerados são compostos por três camadas, as quais lhe dão resistência mecânica e física, resistência a empenamentos e deformações além de estabilidade dimensional.
O MDF, um dos compostos mais utilizados nos dias de hoje, são em sua maioria feitos de pinus e eucalipto, que são obtidas por meio de reflorestamento, o que contribui para a preservação do meio ambiente.
O OSB, ou aglomerados de partículas de madeiras orientadas e longas, é ideal para embalagens, móveis, construções e decorações.
Equipamentos fundamentais para o trabalho com madeira
Depois de conhecer as principais madeiras e como podem ser trabalhadas, está na hora de conhecer os equipamentos que são essenciais em uma boa marcenaria.
Fita, serra, fita métrica, furadeira, grampeador para madeira, plaina, martelo, parafusos e canetas para marcação não podem faltar, lembrando sempre de buscar a melhor qualidade para que o resultado final não seja afetado.
Tacos como revestimento
A utilização de tacos é uma técnica que tem grande aceitação há muito tempo.
Com o passar dos anos, outros estilos de revestimento foram surgindo no mercado, mas o taco proporciona ao ambiente uma estética diferenciada que agrada a muitos clientes por sua beleza única.
Entretanto, com o passar do tempo é necessário que o piso passe por um processo de raspagem para devolver o seu brilho característico.
Contratar uma empresa raspadora de tacos é um procedimento realizado por profissionais especializados no segmento e que tem por finalidade devolver o aspecto original ao revestimento, tirando riscos, manchas e a opacidade adquirida pelo uso constante.
Inevitavelmente ele vai envelhecendo e desgastado pelo constante tráfego de pessoas. Assim, a raspagem precisa ser realizada para que não se perca o revestimento de uma vez por todas.
A raspagem de tacos é uma opção mais em conta e simples do que trocar todo o revestimento, além do mais, ela apresenta excelentes resultados estéticos.
Esse processo deve ser realizado como uma forma de manutenção, mas nem todos os revestimentos necessitam de um processo mais trabalhoso para tal, o que é o caso do piso laminado.
Nesse caso, pode ser feita com a utilização de uma vassoura especial para esse tipo de piso ou um aspirador de pó, se usado uma peça própria para piso duro.
É importante que nunca utilize saponáceos abrasivos, cera ou palha de aço para limpar o piso.
Aluguel de materiais
O aluguel de compressor preço é relativo às qualidades, possibilitando o uso do equipamento por um período de tempo determinado, sem que haja a necessidade de gastos adicionais com troca de aparelho e manutenção, já que são estes serviços oferecidos pela própria empresa locadora.
É importante ressaltar que antes de realizar de fato a locação deste e outros equipamentos, é importante que se faça uma pesquisa sobre qual o melhor modelo, para garantir que se adquira um aparelho de alto padrão de qualidade e que tenha reconhecimento de mercado.