Durante o processo de construção de uma casa, surgem diversas dúvidas sobre os materiais e a forma como cada elemento será integrado ao ambiente em questão.
A escolha do forro, por sua vez, é uma das mais importantes, uma vez que o mesmo é capaz de esconder o telhado e impede que dutos elétricos, vigas e fiações sejam vistos.
Além de atuar na estética do ambiente, os forros também servem como isolantes acústicos e térmicos.
Dessa forma, na hora de escolher o tipo de forro para o local, é necessário manter a atenção voltada para alguns fatores.
Como o material que será usado, a empresa que fará a instalação e o orçamento. Por conta disso, listamos 5 dicas para escolher forros sem nenhuma complicação. Acompanhe a partir do próximo tópico.
1. Escolha o material ideal
O forro é utilizado para o revestimento de diferentes tipos de obras, portanto, escolher o material ideal e que combina com o ambiente em questão é um dos passos mais importantes.
Um modelo bem conhecido em obras mais comuns, como de casas e apartamentos é o forro de pvc. Por apresentar maior durabilidade e ter um ótimo custo benefício, o material é um dos mais procurados do mercado.
No entanto, existem outros tipos de forros, como o de gesso, que é ideal para ambientes caseiros e proporciona versatilidade na hora da aplicação.
Além de garantir um visual mais sofisticado para o teto. Abaixo, confira os principais materiais utilizados para forro de casas e apartamentos:
- Forro pvc colorido;
- Forro de drywall;
- Forro de lã de vidro;
- Forro mineral;
- entre outros.
Em suma, a escolha do material ideal para a reforma ou construção, antes de tudo, vai depender da próxima dica.
2. Siga as orientações do projeto
Todas as etapas da construção estão previstas no projeto, que deve ser seguido com muita cautela. Ou seja, o tipo de material que deve ser usado no teto estará previamente anotado no projeto.
Não adianta querer colocar um forro de fibra mineral onde o correto seria usar o forro de gesso, por exemplo.
Além de não combinar com o local, não seguir as orientações do projeto pode implicar em perda de tempo com a obra e, no pior dos casos, prejuízo no orçamento.
3. Preste atenção ao ambiente
O forro pode ser usado em qualquer lugar, seja na sala, banheiro ou até no quarto. No entanto, cada lugar necessita de um tipo de forro diferente, de maneira que combine com o local em questão.
O forro certo é capaz de mudar completamente o semblante de um local, mas se aplicado do jeito correto. Para escritórios e salas comerciais, no caso, o forro adequado seria o de isopor.
Para locais mais rústicos e descontraídos, por exemplo, o mais indicado é utilizar o forro de pvc madeirado.
Ele apresenta uma cor mais escura e traz para o ambiente a sensação de casa do interior, feita de madeira e com um charme sem igual.
4. O melhor para isolamento acústico
Para garantir melhor isolamento acústico, seja para salas de estar, escritório de reuniões ou para evitar barulhos externos em casa, o melhor é o forro de fibra mineral.
Em termos estéticos, esse tipo de forro é muito parecido com o feito de pvc, mas conta com um aspecto mais denso, uma vez que também é mais pesado, pois evita a entrada e o vazamento sonoro.
5. Forro grandes espaços
O ideal para lugares espaçosos, como grandes escritórios, salões ou salas comerciais é o forro de isopor. Isso porque o material é mais barato que o pvc comum e cobre tetos mais altos com perfeição.
No entanto, se deve tomar cuidado com esse tipo de forro em lugares quentes. Geralmente, o isopor só é utilizado em locais mais frios.
Com ar condicionado e ambiente fresco. Em lugares com alta temperatura, como a cozinha, o material pode derreter.
#Dica extra
Além dos forros feitos com o material, existem também a divisória de pvc, que combina muito bem com ambientes corporativos.
Elas funcionam como verdadeiras paredes, com portas, janelas e tudo o que tem direito. Uma das grandes vantagens desse tipo de divisória, é o custo-benefício, pois sai muito mais barato do que construir com alvenaria.