As novas gerações estão, cada vez mais, aderindo à moda do “do it by yourself”, isto é, faça você mesmo, seja pelo fato de reduzir custos, seja pela maior possibilidade de imprimir personalidade aos resultados, pela sensação resultante do esforço próprio ou pela possibilidade de adequar as atividades aos horários cada vez mais alternativos da juventude.
Atualmente, os inúmeros de tutoriais que permitem que você mesmo faça as alterações e criações que deseja em sua casa
Uma das diversas atividades mostradas passo-a-passo na Internet é a de pintar a casa sozinho. Seja a pintura feita por um profissional ou por um amador, serão necessários alguns equipamentos de pintura, sendo eles:
- lixa para parede: as paredes devem estar polidas para uma pintura uniforme,
rolo de pintura ou pincel: não se esqueça de escolher o material adequado para o tipo de superfície e tinta que irá usar, - trincha: ferramenta de lâmina retangular que permite que o acabamento seja bem feito,
- fita crepe ou jornal: esses materiais protegem certos locais de respingos de tinta indesejados,
- misturador de tinta: para que a tinta fique homogênea
- bandeja para tinta: como suporte para o rolo e para a diluição de tinta
- Óculos, luvas e máscara respiratória: equipamentos de segurança essenciais para evitar complicações de saúde.
É preciso lembrar que para cada pintura deve-se utilizar tintas e materiais adequados, avaliando-se o material, o tamanho e o tipo dos recursos
Esses materiais apresentam um preço bastante acessível no mercado. Se você pretende realizar a pintura de superfícies muito extensas ou se pode dedicar pouco tempo à pintura e está disposto a investir mais em equipamentos de pintura, uma opção é a máquina de pintura airless preço maior relação aos demais materiais de pintura mas fornecendo um bom custo-benefício se você se enquadra nas condições acima descritas.
Os equipamentos de pintura residencial podem ser considerados ótimas aquisições, tanto se levarmos em consideração os âmbitos financeiro, pessoal e de segurança quanto ao avaliarmos a praticidade de sua utilização.
Confira agora 10 motivos para ter equipamentos de pintura em casa:
1. Redução de custos
Possuir equipamentos de pintura em casa são uma ótima forma de reduzir custos quando se pretende pintar as paredes, seja porque você poderá pintá-las sozinho, evitando gastos com a contratação de mão de obra para isso, seja porque o valor da mão de obra será menor se você mesmo fornecer os materiais.
2. Investimento
Os Equipamentos de pintura de parede geral exigem pouca e simples manutenção, e estão disponíveis no mercado nas mais variadas faixas de preço. Assim, a posse desse conjunto desses materiais em casa pode ser considerada um bom investimento.
3. Liberdade
A presença dessas ferramentas de pintura dá maior liberdade para que você mude e decore o ambiente da sua casa.
Como já estão ali, é muito mais fácil fazer uma mudança aqui, Pinturas decorativas lá, passar mais uma demão de tinta no local naquele havia sido sujado.
4. Facilidade
Pintar a parede ou o teto não é tão difícil quanto parece! Pesquise os modelos e tipos de materiais adequados para alcançar o resultado que deseja, prepare as paredes, utilize as tintas e materiais de forma correta, respeitando as instruções de manuseio de cada um, e proteja as áreas ao redor do local da pintura para evitar o risco de pingos em lugares indesejados.
5. Segurança
Se você mora sozinho ou tem que passar o dia fora, poder realizar a pintura por si mesmo pode ser uma medida mais segura, pois assim você evita a entrada e a circulação de pessoas na sua residência, especialmente se você não puder estar em casa para acompanha-las. Além disso, os equipamentos não apresentam nenhum risco de uso se seguidas as instruções de segurança e se utilizados de forma correta.
6. Versatilidade
Os equipamentos de pintura são variados, e podem ser utilizados também com outras finalidades.
7. Adequação ao seu tempo e ritmo
A aquisição de equipamentos para pintura residencial permite que você mesmo dite o ritmo da pintura. Os horários dedicados à pintura e a duração do processo seguirão a sua própria rotina.
8. Praticidade
Ainda que você utilize pouco, os materiais de pintura são de fácil armazenamento e ocupam pouco espaço se organizados corretamente.
9. Adaptação
Muitas vezes, desejamos fazer alterações no ambiente residencial que por razões financeiras ou de tempo acabam sempre deixadas para a posteridade. A pintura da casa é uma alternativa simples e econômica para contornarmos esses obstáculos e conferirmos um ar de mudança ao nosso lar. A pintura decorativa em parede ou mesmo as paredes lisas alteram e muito o ambiente, além de atraírem a atenção para a decoração (que pode ser nova, inclusive!) ou outros pontos antes não ressaltados.
10. Autonomia
Pintar a casa sozinho pode ser uma ótima forma de você descobrir novas habilidades e explorar sua criatividade.